Confirmado recentemente pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) para integrar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio em 2020, no Japão, o caratê (karate em japonês) começa a viver uma nova fase. Para promover a modalidade no Brasil, a Fundação Japão traz neste mês de fevereiro dois mestres japoneses do tradicional estilo Shotokan.
Os treinadores Okabe Shigehiro (6º Dan) e Ejiri Masahiro (5º Dan) estarão em São Paulo no dia 16 de fevereiro para um workshop de Karate Shotokan. O evento será gratuito e aberto ao público, tanto para praticantes como para não praticantes.
Nos dias 17 e 18 de fevereiro, os dois mestres japoneses realizarão três apresentações em Belo Horizonte (MG), durante a programação do 6º Festival do Japão de Minas.
Serviço
Em São Paulo
Workshop e Performance de Karate Estilo Shotokan
Data e horário: quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017, às 19h
Local: Associação Cultural e Assistencial Mie Kenjin do Brasil
Endereço: Av. Lins de Vasconcelos, 3.352 – Vila Mariana (próximo ao metrô Vila Mariana)
Duração: aproximadamente 90 minutos
Classificação: livre
Inscrição gratuita pelo e-mail: [email protected]
(Linha de assunto: Workshop de Karate Shotokan | Enviar nome completo, e-mail, telefone para contato e informar se é ou não praticante de karate). Vagas limitadas.
Mais Informações: (11) 3141-0110
Em Belo Horizonte – MG
Apresentação de Karate Estilo Shotokan
Datas e horários: sexta-feira (17 de fevereiro), às 15h30 – Sábado (18 de fevereiro) às 12h e às 15h
Local: EXPOMINAS – 6º Festival do Japão em Minas
Endereço: Av. Amazonas, 6.200 – Belo Horizonte – MG
Mais Informações: http://www.festivaldojapaominas.com.br/site/
Realização: Fundação Japão
Apoio: Festival do Japão em Minas
Associação Cultural e Assistencial Mie Kenjin do Brasil
Sobre Karate Estilo Shotokan
O estilo Shotokan é uma das mais amplamente formas praticadas de caratê no mundo de hoje, e uma das mais tradicionais também.
Introduzido inicialmente em Okinawa, no sul do Japão, pelo Mestre Gichin Funakoshi (1868- 1957), Shotokan põe em foco pesado o Kihon (técnicas básicas), Kata (formas) e Kumite (luta) para desenvolver uma série de poderosas e dinâmicas técnicas.
A designação “Shotokan” deriva de “Shoto”, que foi o pseudônimo do mestre Funakoshi, utilizado quando escrevia suas poesias.
O Shotokan foi totalmente baseado no estilo Shorin-ryu, tanto que Funakoshi era praticante desse estilo.
A princípio, o Shotokan foi criado para a correção de alguns detalhes técnicos das artes marciais japonesas. No entanto, especialistas da modalidade acreditam que o estilo serviu para extinguir a influência chinesa por conta da rivalidade entre Japão e China.
O estilo começou a ser bem recebido nas demais regiões do Japão após sua divulgação em Tóquio, a partir de 1921. Fonte: Japan Karate Association (JKA).