Japão abre exceção e aceita atletas norte-coreanos nos Jogos de Inverno

Japão suspenderá o veto de entrada para que os atletas possam participar da competição este mês em Sapporo.
Atletas norte coreanos Foto Kyodo 0702
Foto: Arquivo/Kyodo

O governo do Japão abriu uma exceção às sanções estabelecidas pelo Executivo japonês contra o regime totalitário Kim Jong-un para permitir a entrada de atletas norte-coreanos no país para que possam participar dos Jogos Asiáticos de Inverno.

Segundo fontes do governo citadas na segunda-feira (6) pela agência japonesa ‘Kyodo’, o Japão suspenderá o veto de entrada a cidadãos norte-coreanos para que os atletas e oficiais possam participar da competição, que será realizada entre os dias 19 e 26 de fevereiro em Sapporo, no norte do arquipélago.

O Japão já havia permitido no ano passado a entrada da seleção feminina de futebol norte-coreana para disputar uma partida classificatória para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

De acordo com a agência de notícias ‘EFE’, cerca de 20 norte-coreanos, entre os quais se encontram sete atletas, solicitaram permissões de entrada, confirmaram fontes do comitê organizador do evento esportivo à “Kyodo”.

Antes de emitir tais permissões, o governo japonês pedirá aos oficiais norte-coreanos a documentação necessária para confirmar que não pertencem ao exército nem ao governante Partido dos Trabalhadores. Segundo a ‘EFE’, espera-se que a delegação da Coreia do Norte chegue a Sapporo vinda da China poucos dias antes da competição.

No total, 2 mil atletas e oficiais de 32 países e regiões do continente participarão dos Jogos Asiáticos de Inverno, segundo a organização.

Em novembro do ano passado, o Conselho de Segurança da ONU ampliou as sanções contra Coreia do Norte em uma tentativa de conter o avanço do programa nuclear do país asiático.

Como complemento a essas medidas, o governo do Japão também decidiu na época aumentar suas sanções contra o regime comandado pelo ditador Kim Jong-un, destacou ontem a ‘EFE’.

Total
0
Shares
Previous Article
Sushi de chocolate da kitkat Foto Reproducao YouTube Reuters

KitKat no Japão oferece 'sushi de chocolate' no Valentine’s Day

Next Article
Google Tradutor ingles japones Foto Reproducao Google

Câmera do app Google Tradutor traduz palavras em japonês

Related Posts