Apesar de perder por 2 a 1 para o Cerezo Osaka jogando fora de casa, o Kawasaki Frontale sagrou-se campeão pela segunda vez consecutiva da J.League (Liga Japonesa de Futebol), equivalente ao Campeonato Brasileiro. A conquista foi definida neste sábado (10), com duas rodadas de antecedência.
O título foi confirmado mesmo com o revés, pois o Sanfrecce Hiroshima, único time que ainda tinha chances de ‘roubar’ o título do Kawasaki, foi derrotado pelo Vegalta Sendai por 1 a 0, acumulou a quinta derrota seguida e deixou o caminho livre para o bicampeonato do time do brasileiro Elsinho, que, no Brasil, passou por Figueirense, Vasco e América-MG.
Com 63 pontos, o Kawasaki não pode mais ser alcançado pelo Hiroshima, que sequer confirmou sua vaga na Liga dos Campeões da Ásia – está a um ponto disso. A taça foi erguida primeiramente pelo zagueiro Shogo Taniguchi, já que o capitão Yu Kobayashi estava lesionado e viu a partida de uma das tribunas do estádio.
O Kawasaki Frontale foi fundado em 1997, inspirado no Grêmio. O clube possuía emblema e uniforme idênticos aos do time tricolor de Porto Alegre até o começo dos anos 2000, fruto de uma parceira que contou com atletas emprestados do time brasileiro ao do Japão.
== Mundo-Nipo (*MN)
Fonte Estadão Esportes