Governadora de Tóquio viaja ao Rio para encerramento da Paralimpíada

Koike partiu hoje do aeroporto de Haneda. Ela pretende observar mais atentamente as instalações olímpicas no Rio.
Yuriko Koike Foto Kyodo 02092016
Yuriko Koike (Foto: Kyodo)

A governadora de Tóquio, Yuriko Koike, partiu do Japão nesta quinta-feira (15) rumo ao Brasil para participar da cerimônia de encerramento da Paralimpíada do Rio de Janeiro, que acontecerá no próximo domingo, informou a imprensa japonesa.

A agenda da governadora inclui um encontro com o prefeito Eduardo Paes,o que será o segundo após Koike visitar o Rio para o encerramento das Olimpíadas. Há ainda  previsão de uma reunião com o governador interino do Rio de Janeiro, Francisco Dornelles, além de políticos e empresários, ressalta a agência de notícias ‘Kyodo’.

Segundo a emissora pública ‘NHK, Koike pretende usar os quatro dias de estada no Rio para “observar mais atentamente as instalações olímpicas”, visando a preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020.

Antes de partir do aeroporto de Haneda, na capital japonesa, Koike disse à repórteres que espera visitar o máximo possível de instalações, incluindo a vila dos atletas, além de assistir a diversas competições.

A viagem da governadora ocorre em meio ao embate envolvendo a questão da descontaminação do novo local que irá substituir o mercado de Tsukiji, maior mercado de pescados do mundo.

De acordo com a ‘NHK’, o solo do novo mercado de Toyosu se encontrava contaminado por produtos químicos provenientes de uma usina de gás que funcionava anteriormente no mesmo local.

O governo da capital japonesa havia prometido aterrar toda a área com solo limpo, como parte dos esforços de descontaminação. No entanto, foi revelado, recentemente, que o solo limpo não foi depositado sob diversas construções importantes.

Koike afirmou ter se encontrado ontem (14) com o representante de um grupo de especialistas em qualidade do solo e da água. O painel de especialistas foi estabelecido anteriormente pelo governo de Tóquio para estudar medidas de descontaminação no novo local.

Ainda de acordo com a ‘NHK’, a governadora expressou seu desejo de que os especialistas se reúnam novamente o mais rápido possível, incumbindo-lhes a responsabilidade de encontrar uma solução para fornecer condições de segurança no local do futuro mercado.

Inicialmente, a transferência do mercado de Tsukiji estava prevista para novembro deste ano, com sua inauguração programada para o dia 7 do mesmo mês, o que agora se tornou variável por conta da contaminação no local.

Caso consigam realizar a descontaminação, o maior mercado de peixes do mundo passará a funcionar em uma área abrangendo cerca de 40 hectares na ilha de Toyosu (baía de Tóquio). O local fica a apenas alguns quilômetros ao sul da localização atual do Mercado Tsukiji que, após a transferência, passará a funcionar com o nome de Mercado Toyosu, segundo a agência ‘Kyodo’.

Total
0
Shares
Previous Article
Imagens ineditas da Lua Foto Reproducao Jaxa NHK

Agência espacial japonesa divulga vídeo com imagens inéditas da Lua

Next Article
kochikame Foto Reproducao

Mangá 'Kochikame' entra para o Guinness

Related Posts