Esportes Tecnologia

Mascotes dos Jogos de Tóquio ganham versão robô

Imagem: Vídeo b/60 / Edição MN

As versões robóticas das mascotes Miraitowa e Someity podem expressar “sentimentos” com os olhos, exibindo corações ou estrelas.

O Japão apresentou as versões “robô” das duas mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio em 2020. Cerca de 600 crianças aplaudiram e gritaram “kawaii” (bonito) no momento que as versões robotizadas foram reveladas na segunda-feira (18).

As duas personagens de tom futurista, Miraitowa e Someity, podem expressar “sentimentos” com os olhos, exibindo corações ou estrelas.

“Os robôs terão um papel ativo durante os Jogos”, afirmou Jun Ninomiya, diretor da escola do ensino básico onde aconteceu a apresentação.

Miraitowa, azul e branco, é mascote dos Jogos Olímpicos, enquanto Someity tem cores rosa e branco e representa os Jogos Paralímpicos.

Os dois robôs têm olhos grandes e orelhas pontiagudas, com múltiplas articulações e braços que podem ser controlados à distância.

Os robôs não podem falar, mas as câmeras posicionadas em suas cabeças permitem que reconheçam as expressões no rosto da pessoa que está na sua frente, reagindo de acordo com os movimentos.

Desenvolvidos em colaboração com a gigante automobilística Toyota, os dois robôs fazem parte de um esforço do Japão para colocar seu setor de tecnologia robótica de volta no mapa depois de anos em que a reputação do país como líder do setor se destacou.

Confira no vídeo abaixo a apresentação das mascotes robôs:

Da Agência AFP / Tradução e edição do Mundo-Nipo.com.

👉 Notícia atualizada com vídeo em 21/11/2019.