Previsões para 2023: Ano do Coelho no Horóscopo Chinês

O ano do Coelho traz sorte, calmaria e forte inclinação para recompensas na forma de “colheitas férteis” após as lutas que caracterizaram o Ano do Tigre.
Ano do Coelho | ©Getty Images

O Ano Novo Lunar é comemorado amplamente em todo o leste da Ásia e marca o início da primavera na região e o começo de um novo ciclo lunar. O feriado geralmente cai na segunda lua nova após o solstício de inverno. Por isso, a data muda ano a ano em relação aos feriados fixos do calendário gregoriano, mas sempre cai em janeiro ou fevereiro e, neste ano, começa em 22 de janeiro, dando início ao Ano do Coelho, de acordo com o Horóscopo Chinês.

Com o Ano do Tigre encerrando seu ciclo em 21 de janeiro, ele dá lugar ao Coelho. Isso quer dizer que podemos esperar uma mudança abrupta de ritmo ao nos despedirmos do Tigre que ruge e damos olá para o Coelho mais brando.

Tanto anatomicamente quanto comportamentalmente, Tigres e Coelhos dificilmente poderiam ser mais diferentes. O mesmo é verdade para os anos correspondentes do zodíaco, de acordo com os astrólogos.

O Coelho é historicamente conhecido como o mais gentil e afetuoso dos 12 animais do Zodíaco Chinês, que é baseado no calendário lunar e o qual atribui um animal a cada ano. Isso quer dizer que os acontecimentos no ano são influenciados pelos atributos, ou personalidade, do animal regente.

De acordo com Chinese New Year, o coelho está associado à Lua na cultura chinesa, talvez porque as sombras da Lua já foram pensadas para representar um coelho. O rover Yutu-2 da China, o rover lunar mais antigo da história, recebe o nome dos caracteres chineses para “Coelho de Jade”.

Enquanto o zodíaco ocidental é baseado em constelações, os 12 animais que compõem o zodíaco chinês não correspondem a agrupamentos de estrelas. Em vez disso, eles se originam dos animais encontrados no Portão Celestial do folclore chinês antigo e são atribuídos a 12 divisões da órbita de, aproximadamente, 12 anos de Júpiter.

Ano do Coelho traz calmaria

Pelo calendário chinês, o ano é de 4721 e que, por sua vez, é regido pelo Coelho. No calendário gregoriano, o qual nos baseamos, o ano é 2023, também regido pelo Coelho, no qual está previsto para ser um momento de desaceleração na vida de muitos.

O Coelho traz a ideia de colheita e calma, isso graças ao principal simbolismo deste animal que é a sorte. No entanto, a sorte pode ser uma desculpa para várias pessoas relaxarem em suas atividades, o que leva a um entendimento falho”, segundo a especialista em esoterismo Yara Vieira.

A maneira de aproveitar ao máximo a energia trazida pelo animal que nos regerá em 2023 seria, assim, realizar essa desaceleração desfrutando de “harmonia e bem-estar”, porém sem “deixar de lado as responsabilidades”.

“As pessoas nascidas no ano do coelho correspondem ao arquétipo de pessoas mais calmas, reservadas, pacatas e pacientes. Geralmente relacionadas ao fator da desaceleração necessária”, diz Yara.

Os nascidos em anos de outros animais, ainda que o arquétipo do período não seja aquele com o qual estão em maior sintonia com o coelho, ainda é possível usufruir da energia trazida por ele.

Uma tendência positiva que afetaria a todos, por exemplo, é que quem usou o período do Tigre (Animal do Ano de 2022) para “se dedicar ao máximo”, poderá colher os frutos de seu esforço durante esta época de maior descanso.

Assim, o horóscopo de 2023 indica sorte, tranquilidade, e “uma forte inclinação para a recompensa” na forma de colheitas férteis. Em outras palavras, é um período de bonança após as lutas que teriam caracterizado o Ano do Tigre.

Veja as previsões para os 12 Animais do Zodíaco Chinês, segundo o  geomancista chinês Thierry Chow:
(depois clique no nome dos animais para saber suas características)

Rato (shu)

Horóscopo Chines: Rato | Foto: Montagem Mundo-Nipo

As pessoas nascidas nos anos do Rato estarão em conflito com o Tai Sui, também conhecido como Xing (tortura) Tai Sui, neste ano.

“Geralmente, significa um ano mais difícil”, diz Chow. “Mas quando há yin, sempre há yang também. Isso significa que nunca é realmente ruim.”

Os ratos devem ser mais cautelosos com a saúde e o trabalho. Eles podem estar sujeitos a ferimentos leves e falhas de comunicação este ano.

Chow os incentiva a usar cores alegres, como rosa e laranja, e visitar lugares mais quentes.

Búfalo (Niú)

Horóscopo Chines: Búfalo | Foto: Montagem Mundo-Nipo

Nativos de búfalo, ou boi (no Horóscopo Japonês) desfrutarão de um ano emocionante com a estrela das viagens e a estrela da sorte brilhando sobre eles.

“Eles encontrarão novas oportunidades e suas finanças atingirão um novo patamar. Provavelmente viajarão mais por motivos profissionais e pessoais. Mas como estão viajando e trabalhando mais, precisam ficar atentos à saúde”, diz Chow.

Quem é solteiro e procura o amor pode ter sorte este ano.

Enquanto isso, ao escolher um destino de viagem, eles poderiam viajar para o norte, diz Chow.

Tigre (Hu)

Horóscopo Chinês: Tigre | Foto: Montagem Mundo-Nipo

Para os nascidos nos anos do Tigre, seu “Ben Ming Nian” acabou.

“Isso significa que, quaisquer que sejam os tempos difíceis e as instabilidades que eles estejam enfrentando, tudo vai melhorar em breve”, diz Chow.

“Mas a paciência é fundamental porque as mudanças não serão imediatas.”

Os tigres, principalmente os nascidos na primavera e no verão, devem demorar para se recuperar na primeira metade do ano e só tomar grandes decisões na segunda metade do ano, diz o .

Eles devem levar as coisas devagar nos relacionamentos e “economizar algum tempo para mim”.

Vestindo amarelo, azul e marrom poderia animá-los. Eles também poderiam viajar para o norte e oeste, diz Chow.

Coelho (Tú)

Horóscopo Chinês: Coelho | Foto: Montagem Mundo-Nipo

As pessoas nascidas no Ano do Coelho enfrentarão seu “Ben Ming Nian” – seu próprio ano do zodíaco – em 2023. Os seguidores acreditam que haverá mais interrupções e instabilidades no próximo ano como resultado.

“As pessoas nascidas no ano do Coelho devem esperar grandes mudanças em termos de saúde, carreira e relacionamento. Pode ser um pouco estressante, especialmente para aqueles cujos mapas de nascimento não favorecem a Água”, diz Chow.

“Mas lembre-se de que nunca é de todo ruim. Pode significar uma oportunidade de crescimento.”

Os nascidos no ano do coelho devem tentar atrair energia positiva e participar de eventos alegres sempre que possível.

“Eles também devem viajar para destinos ao sul – não importa se esses destinos ao sul estão dentro de sua cidade ou fora de seu país”, diz Chow.

Dragão (Long)

Horóscopo Chinês: Dragão | Foto: Montagem Mundo-Nipo

Está programado para ser um ano muito bom para os Dragões. Nenhuma estrela azarada está afetando seu ano.

“Não há preocupações pendentes, exceto talvez a saúde para os nascidos no verão e no outonoaziático. Eles podem facilmente se sentir estressados”, diz Chow.

Mas o especialista em geomancia pede aos Dragões que não tomem decisões precipitadas no trabalho.

“Isso não significa pensar demais. Basta deixar as coisas paradas por mais tempo antes de tomar uma decisão”, diz Chow.

Dragões solteiros podem encontrar parceiros românticos em potencial este ano. Suas cores da sorte são metálicas, como ouro ou prata.

Quanto a viajar, siga para o oeste para obter melhores fortunas, diz Chow.

Serpente (Shé)

Horóscopo Chinês: Serpente | Foto Montagem Mundo-Nipo

As pessoas nascidas no ano da Serpente (ou Cobra, no Horóscopo Japonês) desfrutarão de boas notícias e abundância, pois a estrela das viagens, Yi Ma Xing, e a estrela da fortuna, Cai Xing, reinarão sobre elas este ano.

“Oportunidades, novas direções e avanços chegarão até você no trabalho”, diz Chow. “Mas as cobras precisam encontrar equilíbrio na vida e fazer uma pausa quando necessário.”

Romanticamente, as Cobras podem encontrar o amor enquanto viajam este ano. Chow os aconselha a usar azul ou dourado e viajar para o oeste ou norte.

Cavalo (Ma)

Horóscopo Chinês: Cavalo | Foto: Montagem Mundo-Nipo

“Este ano, os nascidos no ano do Cavalo terão a Estrela da Flor de Pessegueiro (Taohua Xing) brilhando sobre eles. Isso é sempre uma boa notícia”, diz Chow.

Profissionalmente, eles encontrarão novas oportunidades e conhecerão muitos tutores que irão auxiliá-los.

Eles vão desfrutar de bons relacionamentos. Ela diz que este pode ser o ano certo para quem quer noivar ou casar.

Mas Chow emite um lembrete para os cavalos: preste atenção à saúde física e mental de sua família.

“Eles podem usar roupas coloridas como rosa, laranja e um pouco de amarelo. Em termos de viagem, eles podem ir para o sul”, diz Chow.

Carneiro (Yang)

Horóscopo Chinês: Carneiro | Foto: Montagem Mundo-Nipo

Este ano, os nativos de carneiro, ou cabra (no Horóscopo Japonês), cumprimentarão o Tai Sui.

Geralmente, é uma influência positiva na sorte deles, mas, ao mesmo tempo, também pode significar que o ano será exaustivo. É por isso que os nativos de carneiro precisam se cuidar e descansar quando necessário.

“Economize algum tempo para se conhecer melhor. Em termos de carreira, você precisa se manter humilde e discreto. Observe mais. As oportunidades se apresentarão no momento certo”, diz Chow.

Na frente do relacionamento, as pessoas nascidas nos anos da Cabra terão um ano tranquilo.

“É mais provável que elas conheçam novas pessoas, novos amigos e até novos amores este ano”, diz Chow, acrescentando que um pouco de ouro e uma visita ao oeste podem aumentar sua sorte.

Macaco (Hóu)

Horóscopo Chinês: Macaco | Foto: Montagem Mundo-Nipo

Boas notícias para os Macacos: eles estarão em união harmoniosa com o Tai Sui este ano.

Chow diz que eles serão inundados de admiração por aqueles que os cercam no trabalho.

Mas isso não significa que eles devam viver de forma imprudente. Em vez disso, diz o geomante, “eles devem jogar pelo seguro este ano, especialmente aqueles que amam esportes radicais”.

Em termos de relacionamento, eles são propensos a brigas e dramas, o que poderia ser evitado melhorando a comunicação neste ano.

Amarelo e bege são a paleta de cores do Monkeys em 2023, e eles podem olhar para o oeste em busca de inspiração para viagens, diz Chow.

Galo (Ji)

Horóscopo Chinês: Galo | Foto: Montagem Mundo-Nipo

Nativos de galo precisam se preparar – eles enfrentarão o Tai Sui este ano, o que significa que os próximos meses podem ser instáveis ​​e apresentar muitas mudanças.

Conselho de Chow: “Abrace o caos e viaje mais”.

“Reúna o máximo de energia positiva possível e esteja mais ciente de que pode ser mais fácil atrair conflitos este ano”, diz ela. “Mas entenda que essas mudanças são para melhor.”

Para aliviar o golpe, eles poderiam usar mais amarelo e marrom e visitar lugares no oeste ou norte.

Cão (Gou)

Horóscopo Chinês: Cão | Foto: Montagem Mundo-Nipo

Estando em união com Tai Sui, as pessoas nascidas sob o signo do Cão provavelmente terão um ano agradável com avanços significativos na carreira e nas finanças.

Mas os cães devem se lembrar de serem humildes e ouvir os outros, especialmente amigos e pessoas em quem confiam, diz Chow. Eles lhe dirão coisas importantes que o beneficiarão muito este ano.

“Suas cores da sorte são prata e azul, e seu lugar de sorte é ao norte”, diz Chow.

Porco (Zhu)

Horóscopo Chinês: Porco | Foto: Montagem Mundo-Nipo

Pessoas nascidas sob o ano do porco, ou javali (no Horóscopo Japonês) estarão cumprimentando Tai Sui, o que significa que geralmente deve ser um ano positivo.

Mas, por outro lado, cumprimentar o Tai Sui também pode afetar a saúde por causa da carga de trabalho extra.

“Você precisa equilibrar seu tempo de trabalho e lazer igualmente”, diz Chow.

As pessoas nascidas durante os anos do Porco podem ter sucesso profissional se estiverem dispostas a se concentrar no trabalho em equipe.

“Em termos de relacionamento, será um ano muito bom para você. Você encontrará novos amigos e um novo amor em potencial”, diz Chow.

Para aumentar a sorte, nativos de porco poderiam usar rosa e roxo com mais frequência e planejar uma viagem para o sul, segundo Chow.

== Por Maria Rosa / Mundo-Nipo (MN)

Total
46
Shares
Previous Article
Porto de Tóquio | ©Yuki Kazeyo

Japão registra déficit comercial recorde de US$ 156 bilhões em 2022

Next Article
O incêndio começou no 1º andar de um prédio em Hyogo-ku | ©Kyodo

Quatro idosos morrem em incêndio em prédio residencial no Japão

Related Posts