Atualizado em 18/04/2024
O órgão de vigilância comercial do Japão planeja instruir o Google LLC a reformar suas práticas comerciais depois de descobrir que pode ter imposto restrições injustas em seu acordo com o Yahoo Japão sobre publicidade nas pesquisas online, informou a Kyodo News Japan na terça-feira (16), cintando como fonte pessoas próximas ao assunto.
A Comissão de Comércio Justo do Japão acredita que as práticas da gigante de buscas dos EUA podem minar ainda mais a concorrência no mercado de publicidade, disseram as fontes. O Yahoo Japão, que agora é uma subsidiária da operadora LY Corporation, disse que não tinha escolha a não ser aceitar o pedido do Google porque recebe tecnologia de distribuição de anúncios da gigante estadunidense.
Ainda de acordo com as fontes citadas pela Kyodo, o Google apresentou ao órgão antitruste japonês um plano para melhorar voluntariamente suas práticas comerciais. Se a comissão aprovar o plano, a empresa ficará isenta de enfrentar multas ou outras medidas punitivas impostas pela lei antimonopólio.
As duas empresas entraram em uma união por volta de 2010, permitindo que o Yahoo usasse a tecnologia de publicidade de pesquisa do Google, que exibe anúncios on-line vinculados a palavras-chave pesquisadas.
Mas, posteriormente, o Google exigiu que o Yahoo parasse de fornecer publicidade vinculada à pesquisa para os sites de seus parceiros de negócios, conforme noticiou a Kyodo.
== Mundo-Nipo (MN)
Foto: Depositphotos