Do Mundo-Nipo
A Companhia de Energia Elétrica de Kansai (Kepco) disse nesta segunda-feira que a falha geológica sob a usina nuclear de Oi, localizada na província de Fukui, está inativa.
A Kepco cavou uma vala de 70 metros de comprimento e 40 metros de profundidade ao sul do reator 3 da usina de Oi, a única com reatores nucleares em operação no Japão.
A operadora informou que a falha encontrada no fundo da vala não mudou nos últimos 120.000 a 130.000 anos e não se encaixa na definição de “falha ativa”. No entanto, as opiniões de especialistas japoneses sobre a questão continuam divididas.
Pesquisadores da Autoridade de Regulamentação Nuclear (ARN) do Japão e outros especialistas já inspecionaram a falha duas vezes durante o ano passado e não chegaram a um consenso.
Se a falha for considerada ativa, as operações do reator 3 e 4 da usina – os únicos em funcionamento no país – terão suas operações suspensas.
Em junho, a ARN decidiu permitir a operações na instalação até a próxima inspeção, que será realizada em setembro.
Veja mais notícias sobre Meio Ambiente em mundo-nipo.com/meio-ambiente-e-energia. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.