Japão registra 7 terremotos nesta terça-feira, com um de 4,2 graus

A JMA registrou terremotos desde o norte ao sul do país, com níveis a partir de 2,4 graus até 4,2 graus de magnitude.
Terremoto Imagem Edicao Mundo Nipo HB586285 900x550 04 02 2016
©Mundo-Nipo

O Japão registrou sete terremotos nesta terça-feira (1), sendo um com magnitude de 4,2 graus na escala Richter e intensidade 3 na escala japonesa, ocorrido em Shizuoka, de acordo com dados da Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês).

Na véspera (31), a província de Shizuoka, localizada no sul da região de Chubu (centro), foi atingida por nada menos que quatro tremores num intervalo de quatro horas, o que já era indícios de que poderia ocorrer um tremor mais potente na província, conforme o ocorrido hoje.

Nesta terça, a agência japonesa registrou, mais uma vez, terremotos desde o norte ao sul do país, mas a incidência maior ficou concentrada no centro e leste do país.

Compilada pelo Mundo-Nipo, a lista a seguir tem como base os dados da JMA, que indica em seus relatórios o grau de magnitude na escala Richter (equivalente à intensidade do tremor sentida no epicentro) e o grau na escala japonesa (que considera o nível de abalo sentido na superfície da terra), que vai de 1 até o nível 7.

Veja abaixo a lista com os tremores ocorridos no Japão nesta terça-feira:

– Wakayama (centro-oeste): abalo sísmico de magnitude 3,2 na escala Richter e nível 1 na escala japonesa. Ocorrido às 00h24 locais de terça-feira (12h24 de segunda-feira no horário de Brasília).

– Shizuoka (sul da região de Chubu – centro): abalo sísmico de magnitude 4,2 na escala Richter e nível 3 na escala japonesa. Ocorrido às 00h29 locais de terça-feira (12h29 de segunda-feira no horário de Brasília).

– Nagano (nordeste da região de Chubu – centro): abalo sísmico de magnitude 2,7 na escala Richter e nível 1 na escala japonesa. Ocorrido às 04h11 locais de terça-feira (16h11 de segunda-feira no horário de Brasília).

– Aomori (nordeste): abalo sísmico de magnitude 2,4 na escala Richter e nível 1 na escala japonesa. Ocorrido às 09h22 locais de terça-feira (21h22 de segunda-feira no horário de Brasília).

– Chiba (leste): abalo sísmico de magnitude 3,4 na escala Richter e nível 1 na escala japonesa. Ocorrido às 17h51 locais de terça-feira (05h51 no horário de Brasília).

– Hokkaido (norte): abalo sísmico de magnitude 2,8 na escala Richter e nível 3 na escala japonesa. Ocorrido às 18h40 locais de terça-feira (06h40 no horário de Brasília).

– Ehime (sudeste): abalo sísmico de magnitude 3,1 na escala Richter e nível 1 na escala japonesa. Ocorrido às 19h24 locais de terça-feira (07h24 no horário de Brasília).

Ocorrências de terremotos no Japão em 01-09-2015 (Imagem: Edição de arte Mundo-Nipo)
O mapa assinala com um “X” onde ocorreram os epicentros dos terremotos (Imagem: Mundo-Nipo)

O Japão faz parte do chamado ‘Anel de Fogo do Pacífico’, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terremotos diariamente, chegando a registrar vários tremores com magnitude acima de 4 graus num único dia. Devido a isso, o país possui uma infraestrutura desenvolvida para resistir sismos que poderiam ser fatais em outras partes do mundo.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Indício de suicídio entre jovens no dia de volta às aulas deixa Japão em alerta

Next Article

Dólar dispara e fecha perto de R$ 3,70 por preocupação fiscal e China

Related Posts