Do Mundo-Nipo
Especialistas e funcionários do governo provincial de Fukushima estão inspecionando a usina nuclear Fukushima Daiichi para avaliar o risco de águas subterrâneas radioativas vazarem para o mar.
Os membros do conselho da província de Fukushima estão monitorando o processo de desmantelamento da central nuclear operada pela Companhia de Energia Elétrica de Tóquio (Tepco).
Nesta terça-feira, eles inspecionaram um túnel subterrâneo que acredita-se ter sido preenchido com água altamente radioativa.
Eles também verificaram as barreiras construídas para que a água não vaze para o oceano – trabalho que tem levado a um aumento do nível do lençol freático, aumentando ainda mais o risco da água transbordar e chagar ao mar.
Após a inspeção, muitos membros do conselho manifestaram frustração com a abordagem da Tepco de lidar com os problemas quando eles ocorrem em vez de tomar medidas preventivas.
O vice-governador da província de Fukushima, Masao Uchibori, visitou nesta terça-feira a Autoridade Regulamentadora Nuclear e pediu instrução para a Tepco evitar novos vazamentos.
Uchibori também pediu que o governo central assuma a responsabilidade pelo desmantelamento dos reatores danificados da instalação.
As informações são da rede NHK.
Veja mais notícias sobre Meio Ambiente em mundo-nipo.com/meio-ambiente. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.