Derretimento do combustível nuclear na usina em Fukushima é pior do que o estimado

Foi descoberto que a maior parte do combustível nuclear do reator de nº 3 derreteu e agora está no fundo do vaso de contenção.

Do Mundo-Nipo

A Companhia de Energia Elétrica de Tóquio (Tepco), operadora da danificada usina nuclear Fukushima Daiichi, informou que os danos causados pelo derretimento do combustível nuclear em um dos reatores podem ser piores do que o avaliado anteriormente.

 

Derretimento do combustível nuclear na usina em Fukushima é pior do que o estimado (Imagem: Reprodução/NHK)
Foi descoberto que a maior parte do combustível nuclear do reator de nº 3 derreteu e agora está no fundo do vaso de contenção (Imagem: Reprodução/NHK)

 

Desde que o complexo nuclear foi atingido pelo tsunami, em 11 de março de 2011, engenheiros da Tepco têm trabalhando intensamente para avaliar os danos nos reatores da usina e começar seu processo de desmonte.

Entretanto, desta vez, funcionários da usina declararam que a maior parte do combustível nuclear do reator de número 3 derreteu através do núcleo do dispositivo, e agora encontra-se no fundo do vaso de contenção.

Eles haviam afirmado anteriormente que parte do combustível ainda estava dentro do reator. A mais recente declaração sugere que a descontaminação do reator 3 da usina pode ser mais difícil do que o estimado.

Uma comissão do governo que investiga o derretimento nuclear disse que o desligamento inapropriado do sistema de resfriamento de emergência, chamado HPCI, contribuiu para o acidente.

No entanto, a análise mais recente das instalações afirma que o sistema de resfriamento já estava defeituoso antes mesmo dos trabalhadores o desligarem. Segundo a comissão, o derretimento no reator 3 começou cerca de 5 horas antes do que havia sido estimado.

Eles dizem que a maior parte do combustível derreteu através do núcleo do reator e estava depositado no vaso de contenção na manhã seguinte ao desastre que desencadeou a pior crise nuclear desde Chernobyl.

(Com informações da NHK News)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Toaru Kagaku no Railgun lidera o ranking de mangás mais vendidos no Japão; veja a lista

Next Article

Guarda costeira de Japão e China realizam exercícios conjuntos

Related Posts