Do Mundo-Nipo
O presidente da Autoridade de Regulação Nuclear do Japão (ARN), Shunichi Tanaka, criticou na quinta-feira (05) a Companhia de Energia Elétrica de Tóquio (Tepco) por sua incapacidade de explicar adequadamente os problemas na usina Fukushima Daiichi.
Tanaka disse que a informação dada pela Tepco sobre o nível de contaminação radioativa na usina foi “cientificamente inaceitável”.
Ele também criticou a cobertura da mídia em uma série de vazamentos de água radioativa, dizendo que os relatórios estavam dando uma falsa impressão de gravidade.
O comentário de Tanaka ocorreu após a Tepco anunciar a detecção de 2.200 millisieverts por hora em um local da usina.
“O que a Tepco está falando é do nível de contaminação”, disse Tanaka . “Descrevendo-o com ‘millisieverts por hora’, a unidade é cientificamente inaceitável”, completou.
“É como descrever o quanto pesa algo usando centímetros”, disse ele , acrescentando que a unidade “becquerel ” era mais apropriado .
A Tepco confirmou que uma leitura de 2.200 millisieverts por hora seria suficiente para matar uma pessoa em questão de horas.
Mas especialistas salientam que esta leitura é feita muito próxima da fonte da radiação e cai drasticamente, para 40 millisieverts por hora, apenas 50 centímetros de distância.
” Devemos evitar a situação em que o Japão recebe críticas do exterior por causa de informações erradas “, disse Tanaka a repórteres.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.