Japão confirma que realizará caça de baleias neste inverno

O Ministério evitou dar uma data precisa para prevenir ações por parte do grupo ambientalista Sea Shepherd.

Do Mundo-Nipo com agência EFE

O Japão confirmou nesta terça-feira que neste inverno realizará sua habitual campanha de caça “científica” de baleias no Oceano Antártico, em datas semelhantes aos de anos anteriores e apesar da oposição de grupos ambientalistas.

O ministro japonês da pesca, Akira Gunji, disse hoje em declarações a agência Kyodo que a temporada começará igual aos outros anos para os baleeiros, que geralmente partem para a Antártida no início de dezembro.

Contudo, Gunji evitou dar uma data precisa para prevenir ações por parte do grupo ambientalista Sea Shepherd, que desde 2005 realiza práticas de “obstrução” para impedir operações baleeiras.

Na temporada de 2011/2012, o Japão não cobriu nem um terço das espécies-alvo (estabelecido em torno de 900 baleias) pelo mal tempo e “assédio” de dois navios da Sea Sheperd, que acompanharam os pesqueiros japoneses durante 27.000 km e bloquearam a caça várias vezes.

O Japão abandonou a caça de baleias em 1986 por uma moratória internacional, mas retomou um ano depois sob um programa de fins científicos, autorizado pela Comissão Baleeira Internacional, entre o ceticismo de muitas associações e países.

As informações são da agência EFE.

 

EFE logo

Agência EFE – Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem a autorização prévia por escrito da Agência EFE S/A.

Total
0
Shares
Previous Article

Monte Fuji, um venerado vulcão cujo repouso mantém o Japão em alerta

Next Article

Japão poderá ter 10 usinas flutuantes de energia solar

Related Posts