Governo de Fukushima anuncia novo plano para descarte de lixo radioativo

O plano inclui a construção de uma instalação de descarte em Naraha para escombros e lixo com baixo níveis de radiação.

Do Mundo-Nipo

O governo da província de Fukushima anunciou um novo plano de descarte de solo e escombros contaminados com substâncias radioativas. A maioria desses escombros tem se acumulado como parte do plano do governo de limpar as áreas contaminadas após o acidente nuclear na usina Fukushima Daiichi, informou a emissora pública ‘NHK’.

A ação acontece depois que o governo central anunciou o próprio plano em dezembro, em que indica a construção de instalações de armazenamento intermediárias nas cidades de Okuma, Futaba e Naraha.

Segundo a NHK, o governo de Fukushima se opõe à ideia, alegando que Naraha deve ser excluída, já que os níveis de radiação são relativamente baixos nesta cidade, onde já foram iniciados os preparativos para receber os antigos residentes.

O governador de Fukushima, Yuhei Sato, se reuniu com prefeitos de 8 municipalidades próximas da usina nuclear. No encontro, que aconteceu na última sexta-feira (7), o governador explicou seu plano, que inclui a construção de uma instalação de descarte em Naraha para escombros e lixo com níveis de radiação de 100 mil becquerels ou menos por quilograma, detalhou a NHK.

O governo provincial pediu ainda que as municipalidades compartilhem o a responsabilidade em abrigar as instalações de armazenamento e descarte.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Calendário 2014 de Feriados e Eventos no Japão

Next Article

Olimpíadas de Inverno Sochi 2014: resultados de sábado (08/02)

Related Posts