Do Mundo-Nipo
O governo japonês incluirá residentes locais em um painel planejado para discutir formas mais adequadas de informar ao público sobre as condições da danificada usina nuclear Fukushima Daiichi, informou a emissora NHK.
Atualmente, o governo e a Companhia de Energia Elétrica de Tóquio (Tepco), operadora da usina em Fukushima, mantêm coletivas de imprensa para informar sobre o andamento dos esforços para desmantelar os reatores e lidar com a água contaminada que, por sua vez, se acumula cada vez mais no complexo nuclear.
Informações sobre as atuais condições na usina também são disponibilizadas tanto no website do governo como da operadora. As informações, no entanto, têm sido alvo de críticas por utilizarem muitos termos técnicos e não serem úteis para determinadas informações.
Segundo fontes citadas pela emissora NHK, o painel incluirá moradores que deixaram a região após o desastre nuclear de 2011. Também serão incluídos funcionários de prefeituras locais e representantes de grupos de agricultores, pecuaristas e pescadores. A primeira sessão está programada para o dia 17 de fevereiro na cidade de Fukushima.
Esta é a primeira vez desde o acidente nuclear que cidadãos comuns se juntam a um painel do governo estabelecido para discutir sobre os esforços de gestão da crise nuclear em Fukushima.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.