Terremoto de magnitude 5,5 abala norte do Japão

O abalo foi sentido mais intensamente em Aomori e Iwate (nordeste), e em Hokkaido (ilha no extremo norte do país).

Do Mundo-Nipo

Um terremoto de magnitude 5,5 graus na escala Richter atingiu nesta segunda-feira (8) o nordeste do Japão e foi sentindo no extremo norte do país, informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA, sigla em inglês), acrescentando que não houve risco de tsunami.

De acordo com a JMA, o tremor ocorreu às 15h01 local (03h01 no horário de Brasília), com epicentro registrado no mar próximo a província de Aomori, a uma profundidade de 70 quilômetros. A agência alertou para a possibilidade de réplicas (tremores secundários) na região.

O abalo foi sentido mais intensamente em Aomori e Iwate, no nordeste, e em Hokkaido, ilha no extremo norte do país. As cidades mais afetadas foram Higashidori e Hashikami-cho, em Aomori, atingindo intensidade máxima de 4 na escala japonesa, que vai até 7.  Nas cidades de Hachinohe e Misawa (Aomori), Ninohe e Karumai (Iwate), Hakodate e Samani (Hokkaido), o tremor teve intensidade de 3 graus na escala japonesa, conforme informou a Agência.

O grau de magnitude de 5,5 equivale à intensidade do terremoto no epicentro. Já a escala japonesa considera o nível de abalo sentido na superfície da terra.

Em outras cidades nas áreas de Hokkaido e do nordeste, o abalo foi sentido com intensidade de um a dois graus na escala japonesa. Até o momento, autoridades locais não relataram sobre vítimas ou danos a edificações.

O Japão faz parte do chamado ‘Anel de Fogo do Pacífico’, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terremotos com relativa frequência, por isso possui uma infraestrutura que foi desenvolvida para resistir tremores que poderiam ser fatais em outras partes do mundo.

(Com informações da agência Kyodo)

Previsões de terremoto
Na semana passada, o professor Masashi Hayakawa, da Universidade de Comunicação Eletrônica e especialista em previsão de terremotos, havia publicado no jornal Yukan Fuji quatro previsões de tremores que poderiam ocorrer até o dia 14 de junho.

A primeira previsão de Hayakawa dizia que um tremor de magnitude 5,0 poderia ocorrer entre Hokkaido e Iwate no domingo (7), se fosse no mar, o tremor seria de 5,5 graus. Apesar de ter errado a previsão em um dia, Hayakawa acertou com precisão o local e a magnitude do tremor.

Hayakawa disse ainda que, até o dia 10, um terremoto de 5,0 graus deve ocorrer entre Tottori e Shimane. Até o dia 11, a previsão seria de um tremor, também de 5,0 graus, entre Fukushima e Ibaraki. Até o dia 14, o especialista previu um abalo de 5,0 graus entre Wakayama e Tokushima.

De acordo com as explicações do professor, as previsões ocorrem através de uma técnica que analisa dados da ionosfera.

(Com informações da Revista Alternativa)

*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article
Visto japones Foto Stockvault 900x550 23042017

Japão amplia para 3 anos visto de turistas brasileiros

Next Article

PIB do Japão é revisado para cima e cresce quase 4% no 1º trimestre

Related Posts