Acúmulo de água radioativa em Fukushima está controlado, diz premiê japonês

Abe disse que os níveis de radioatividade em alimentos e na água, em todo o Japão, são inferiores a um centésimo do nível fixado pelo governo.

Do Mundo-Nipo

Shinzo Abe em Buenos Aires (Imagem: NHK/Reprodução)
Abe disse que jamais houve ou haverá qualquer problema com a saúde da população (Imagem: NHK/Reprodução)

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, declarou que o problema de acúmulo de água contaminada na danificada usina nuclear em Fukushima está sob controle.

Na apresentação final perante o Comitê Olímpico Internacional (COI), em Buenos Aires, Abe disse que a situação na danificada usina Fukushima Daiichi está controlada e jamais causará danos a Tóquio.

O premiê observou que a água radioativa está afetando somente uma área limitada no porto da usina. Ressaltou também que os níveis de radioatividade em alimentos e na água por todo o Japão são inferiores a um centésimo do nível fixado pelo governo, que é um dos mais severos em todo o mundo.

“Jamais houve ou haverá qualquer problema com a saúde da população”, afirmou Abe.

Apesar da garantia de segurança atestada pelo primeiro-ministro japonês, centenas de toneladas de água do subsolo se tornaram contaminadas na danificada usina nuclear em Fukushima, e parte desta água está rumando para o oceano.

As informações são da agência Kyodo e da NHK News.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Premiê do Japão comemora escolha de Tóquio para sediar Olimpíadas de 2020

Next Article

Aviões e navios chineses voltam a gerar tensão entre China e Japão

Related Posts