Japão alerta para terremoto de grande magnitude

Terremoto do dia 07 de dezembro é considerado réplica do Grande Terremoto de 2011.

Do Mundo-Nipo

O terremoto de magnitude 7,3, na escala Richter, que abalou o nordeste do Japão na última sexta-feira é considerado por especialistas como uma réplica do Grande de março de 2011.

De acordo com informações do jornal Asahi Shimbun, o presidente do Instituto de Pesquisas Científicas da Terra e Prevenção de Desastres, Yoshimitsu Okada, disse que o terremoto de março de 2011, que devastou o leste japonês, poderia ter sido seguido de um tremor secundário de magnitude 8. “O evento do dia 07 de dezembro deve ser tomado como um aviso para isto”, disse ele, alertando para um tremor maior que deve estar por vir.

 

terremotos japao Asahi Shimbun
Comparação do terremoto do dia 07/12/12 com o grande Terremoto de 2011 (Imagem: reprodução do The Asahi Shimbun)

 

Após o terremoto de magnitude 9 várias réplicas foram registradas, mas diminuindo gradualmente a frequência. O terremoto de sexta-feira, foi o primeiro de magnitude superior a 7 graus desde julho de 2011.

O terremoto de sexta-feira resultou em um tsunami de 1 metro em Ishinomaki, na prefeitura de Myiagi. O tremor pode ser sentido em Tóquio, apesar da distância considerável entre os dois locais.

A Agência Meteorológica do Japão está em vigilância constante.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Validade do Protocolo de Kyoto é prorrogada até 2020 em Doha

Next Article

Patinação Artística: Mao Asada vence Grand Prix Final da Rússia

Related Posts