Do Mundo-Nipo
A Companhia de Energia Elétrica de Tohoku está considerando elevar as taxas de energia elétrica residenciais em torno de 11% a partir de julho, informou a agência Kyodo na última sexta-feira (08).
A companhia teve uma piora nas condições de negócio devido ao aumento da compra de combustíveis fósseis para operar usinas termelétricas, compensando o desligamento dos reatores nucleares na sequência da crise nuclear em Fukushima Daiichi.
A operadora deverá solicitar a aprovação do governo japonês na próxima semana para implementar o aumento de 11% da taxa de energia elétrica residencial, o primeiro aumento em 33 anos.
Contudo, o aumento que abrange a região de Tohoku, no nordeste do Japão, devastada pelo terremoto e tsunami de 2011, poderia afetar negativamente os esforços de reconstrução da área.
A base da empresa em Sendai pretende também aumentar as taxas de eletricidade para corporações, o que não requer a aprovação do governo.
saiba mais |
Ministério da Indústria do Japão propõem reforma no sistema de energia elétrica |
Na útima sexta-feira, um painel do Ministério da Industria do Japão divulgou que vai propor ao governo central reformas no sistema de energia elétrica do país, de modo a permitir que famílias possam escolher seus fornecedores de energia e assim acabar com os monopólios regionais de companhias de energia.
Veja mais notícias sobre Energia em mundo-nipo.com/meio-ambiente-e-energia. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.