Ambientalistas criticam Japão por importar 2 mil toneladas de carne de baleia

A quantidade representa quase dois terços do consumo anual do país.

Do Mundo-Nipo

Grupos ambientalistas criticaram o Japão nesta sexta-feira (9), acusando o país de desafiar a opinião pública mundial. Segundo a Agência AFP, Japão importou 2.000 toneladas de carne de baleia da Islândia.

 

Pesca de baleia por Japão (Foto: Arquivo/AJW)
Em março, o Tribunal Internacional de Justiça (CIJ) ordenou ao Japão o fim da caça às baleias no oceano Antártico (Foto: Arquivo/AJW)

 

Segundo relatos de Junichi Sato, membro do Greenpeace Japão, o descarregado das duas mil toneladas de carne de baleia aconteceu na quinta-feira (8), quando o barco no qual havia viajado da Islândia chegou à cidade portuária de Osaka, no oeste do Japão.

Em março, o barco havia zarpado da Islândia carregado com o equivalente a quase todas as importações deste país do norte da Europa nos últimos seis anos, segundo grupos ecologistas e informações de imprensa.

O Greenpeace declarou-se surpreso pelo tamanho do carregamento. “Não entendemos por que o Japão teve que importar tal quantidade de carne de baleia”, disse Sato à AFP, acrescentando que o montante representava quase dois terços do consumo anual do país.

“Seja como for, nos opomos a estes carregamentos”, disse.

 

Japão é proibido de caçar baleias

No dia 31 de março, o Tribunal Internacional de Justiça (CIJ), o órgão judicial supremo das Nações Unidas, ordenou ao Japão o fim da caça às baleias no oceano Antártico.

Com seu veredicto, a CIJ deu razão à Austrália, que recorreu ao tribunal em 2010 afirmando que o Japão praticava a caça às baleias com objetivos comerciais, sob o pretexto de um programa de pesquisa científica.

Tóquio anunciou quase imediatamente sua intenção de acatar a decisão e cancelou a campanha 2014-2015 prevista no Ártico. No dia 18 de abril informou que revisaria seu programa de pesca científica para que fosse apresentado à Comissão Baleeira Internacional (CBI) no próximo outono.

(Do Mundo-Nipo com Agências)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Nintendo pretende lançar console para países emergentes

Next Article

Cobrança de falta com jogada ensaiada resulta em golaço no Japão

Related Posts