Do Mundo-Nipo
A Companhia de Energia Elétrica de Tóquio (Tepco), operadora da usina nuclear danificada, Fukushima Daiichi, revelou nesta quarta-feira um plano para transferência de toda a água altamente radioativa armazenada em tanques subterrâneos, para recipientes mais confiáveis, até o final de junho.
Em três dos sete tanques de armazenamento de água radioativa da usina de Fukushima já foram detectados vazamentos. Como forma de evitar novas contaminações radioativas, a Tepco resolveu esvaziar não só os três tanques, mas os outros também.
Os tanques armazenam a água utilizada para resfriar os reatores que sofreram colapso na sequência da crise nuclear em 2011.
Segundo informações da agência Kyodo, um total de 23.600 toneladas de água radioativa vão ser transferidas até junho.
Dois dos tanques não estão em uso e a operadora da usina disse que também irá eventualmente remover cerca de 3 mil toneladas de água mantidas no tanque remanescente, muito menor que o volume de água contaminada, porque não tem utilizado para o arrefecimento dos reatores danificados.
Veja mais notícias sobre Energia em mundo-nipo.com/meio-ambiente-e-energia. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.