Do Mundo-Nipo
A Companhia de Energia Elétrica de Tóquio (Tepco) informou nesta terça-feira que observou mais um aumento no nível de radiação perto de um tanque de armazenamento na usina nuclear Fukushima Daiichi.

Cerca de 300 toneladas de água altamente radioativa vazaram do tanque de armazenamento e parte chegou ao oceano. (Foto: Kyodo)
Foram detectados 3.200 becquerels de estrôncio e outras substâncias radioativas em cada litro de água coletada no domingo (08) de um poço localizado a 20 metros ao norte do tanque de onde vazou água.
“Agora parece mais provável que a água radioativa que vazou dos tanques na usina tenham se misturado com a água subterrânea”, declarou a Tepco.
O nível de contaminação excede muito o limite estabelecido governo de apenas 10 becquerels de estrôncio por litro de água potável e 100 becquerel por quilo de alimento. De acordo com especialistas, se ingerido, o estrôncio se acumula nos ossos e pode causar câncer.
O nível de radiação detectado é 5 vezes mais alto do que o registrado em amostra coletada na última quarta-feira (04) de um poço ao sul do tanque.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.