Do Mundo-Nipo
A Agência de Energia Atômica do Japão (AEAJ) informou nesta quarta-feira (11) que a água radioativa subterrânea de Fukushima Daiichi provavelmente ainda está fluindo para o mar.
A Companhia de Energia Elétrica de Tóquio (Tepco), que opera a usina, admitiu em o vazamento em maio, após a detecção de alta radioatividade em alguns dos poços entre os prédios dos reatores e o mar. Desde então, as medidas tomadas pela Tepco para parar o vazamento têm tio pouco efeito.
O pesquisador chefe da AEAJ, Seiji Takeda, disse que os níveis de trítio radioativo em amostras de água de poços e do mar nas proximidades sugerem que água subterrânea é a culpada.
Takeda disse que o trítio se move com a água e pode ser usado para rastrear o fluxo.
Ele observou que as amostras de água colhidas dos poços próximos ao mar e ao reator número 2 estão mostrando altos níveis de trítio em comparação com poços em áreas próximas. As cavidades estão perto de um túnel subterrâneo também entre a instalação do reator e o mar.
Por estes motivos, Takeda sugere que o túnel é uma das principais fontes de água contaminada e que a água flui rapidamente para o mar através de pedrinhas no interior do mesmo.
A Tepco está solidificando o solo para impedir o vazamento, mas admitiu nesta quarta-feira que a medida não funcionou até agora.
As informações são da rede NHK.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.