Bolsa de Tóquio lança plataforma de mercado de créditos de carbono

J-Credit é um ativo certificado pelo governo japonês e atribuído a organizações que reduziram as emissões de CO2 por meio de medidas para preservação ambiental.
Ministro da Economia, Yasutoshi Nishimura, participa da cerimônia de abertura do mercado de créditos de carbono na Bolsa de Valores de Tóquio | ©Kyodo
Ministro Yasutoshi Nishimura participa da cerimônia de abertura do mercado de créditos de carbono na Bolsa de Tóquio | ©Kyodo

A Bolsa de Valores de Tóquio (Tokyo Stock Exchange) inaugurou nesta quarta-feira (11) uma plataforma na qual os créditos de carbono podem ser negociados como parte dos esforços para acelerar a descarbonização no setor privado.

A Tokyo Stock Exchange, chamada de Tosho ou TSE no Japão, permite que as empresas comprem e vendam “J-Credit”, um ativo certificado pelo governo japonês e atribuído a organizações que reduziram as emissões de dióxido de carbono através da utilização de energias renováveis, reflorestamento e outras medidas para preservação do meio ambiente.

Uma empresa que se esforça para cumprir o seu objetivo de emissões pode comprar créditos para compensar o montante pelo qual o excedeu, enquanto uma empresa que reduziu os gases com efeito de estufa mais do que o necessário pode ganhar dinheiro vendendo créditos adicionais.

“Espero que muitas empresas negociem e se familiarizem com o sistema para que possamos prosseguir tanto o crescimento econômico como a redução efetiva das emissões de carbono”, disse o ministro japonês da Indústria, Yasutoshi Nishimura, durante a cerimônia realizada hoje na bolsa de valores para comemorar o estabelecimento da plataforma.

Um total de 188 organizações, incluindo empresas petrolíferas e bancos regionais, decidiram participar na plataforma, e a Bolsa de Tóquio estima que sejam negociados anualmente créditos no valor de 500.000 toneladas de CO2.

Até agora, os créditos têm sido amplamente negociados em uma base de comercialização no Japão. A bolsa japonesa espera que o sistema de mercado aberto aumente a transparência nas negociações.

A medida surge em um momento no qual os esforços para explorar o sistema de câmbio com a finalizade de reduzir as emissões de carbono ganham impulso no setor privado.

A SBI Holdings e a Asuene criaram uma nova empresa para intermediar o comércio de créditos de carbono, enquanto a empresa nacional Shibuya Blend Green Energy também lançou um serviço semelhante.

== Mundo-Nipo (MN)
Fonte: Kyodo

Total
0
Shares
Previous Article
Sede do Banco do Japão em Tóquio | ©Depositphotos

BC do Japão considera elevar meta de inflação para 3% no ano fiscal de 2023

Next Article
Futebol | ©Stockvault

Apostas esportivas em eventos esportivos populares no Brasil

Related Posts