Do Mundo-Nipo
Uma equipe de cientistas nucleares do Japão pretende criar um derretimento controlado de um reator nuclear, como forma de tentar aprender a lidar com futuros desastres como o de Fukushima.
A Agência de Energia Atômica do Japão declarou que está trabalhando em projeto usando uma versão em escala reduzida de um reator e que irá criar deliberadamente um mau funcionamento no mesmo em um centro de pesquisa em Ibaraki, ao norte de Tóquio.
“Queremos estudar exatamente como os colapsos acontecem e aplicar o que vamos aprender para ajudar a melhorar as formas de lidar com acidentes graves no futuro “, disse um porta-voz da agência de engenharia apoiada pelo governo.
O projeto de fusão, que começará em algum momento no ano fiscal de 2014, vai usar uma pequena haste de combustível que passará por um processo de fissão muito rápido, disse o porta-voz.
Ele informou que tal experimento será o primeiro a ser realizado pela agência, apesar de projetos similares serem feitos em grandes nações com poder atômico, como Estados Unidos e França.
O Japão vem enfrentando uma de suas maiores crises desde que um terremoto de 9 graus de magnitude causou um grande tsunami, gerando um colapso na usina Fukushima Daiichi, em 2011.
As informações são da agência AFP.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.