Forte terremoto no nordeste do Japão paralisa serviços de trem-bala e de energia

O epicentro do tremor de 6,6 graus (5+ na escala japonesa) ocorreu na província Miyagi.
Terremoto Imagem Edicao Mundo Nipo HB586285 900x550 04 02 2016
©Mundo-Nipo

Um terremoto com magnitude 6,6 graus na escala Richter foi sentindo na região de Tohoku (nordeste do Japão), na manhã desta quarta-feira (horário local), informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA, sigla em inglês), acrescentando que não há risco de tsunami. Autoridades locais informaram que, até o momento, não há relatos sobre vítimas ou danos a edificações. Houve, no entanto, corte de energia e de água, bem como interrupção nos serviços de trem-bala em algumas áreas.

De acordo com a JMA, o tremor ocorreu às 06h13 locais de quarta-feira (18h13 desta terça-feira pelo horário de Brasília), com epicentro registrado na costa da província Miyagi, a uma profundidade de 50 quilômetros.

O abalo foi sentido mais intensamente na província de Iwate, atingindo intensidade máxima de “5+” graus (nível forte) na escala japonesa, que vai até 7. A agência alertou para a possibilidade de ocorrer réplicas (tremores secundários) na região. O grau de magnitude equivale à intensidade do terremoto no epicentro. Já a escala japonesa considera o nível de abalo sentido na superfície da terra.

Segundo a agência de notícias Kyodo, Até o momento, as autoridades locais não relataram sobre vítimas ou danos a construções, mas houve interrupções na linha de trem-bala (shinkansen), que foi temporariamente paralisada por medidas de segurança. Além disso, houve corte no fornecimento de energia e de água em um bairro de Kesennuma, na província de Miyagi.

O Japão faz parte do chamado ‘Anel de Fogo do Pacífico’, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terremotos com relativa frequência, por isso possui uma infraestrutura que foi desenvolvida para resistir tremores que poderiam ser fatais em outras partes do mundo.

*Veja quais foram as áreas mais afetadas no site oficial da Agência Meteorológica do Japão.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Dólar segue exterior e cai mais de 1%, mas se mantém acima de R$ 3

Next Article

Bolsa de Tóquio sobe em meio a otimismo com a economia japonesa

Related Posts