Do Mundo-Nipo
O governo japonês realizou neste sábado uma simulação de desastre nuclear, a primeira desde o acidente na usina Fukushima Daiichi, em março de 2011.
O exercício foi baseado em um cenário no qual um grande terremoto atinge a central nuclear de Sendai, província de Kagoshima, causando a perda de funções de resfriamento do reator 2.
O premiê do Japão, Shinzo Abe, e outros ministros participaram do exercício na residência oficial do primeiro-ministro em Tóquio.
Abe declarou estado de emergência e emitiu uma ordem de evacuação para os moradores que vivem dentro de um raio de 5 km da usina.
O pedido foi baseado em diretrizes do governo que foram revistos após o acidente em Fukushima .
A residência do primeiro-ministro foi ligada por videofone com o governo da província de Kagoshima para coordenar uma resposta através de uma força-tarefa de emergência.
Abe instruiu os ministros a fazerem todo o possível para ajudar o governo local realizar a evacuação e monitorar um possível vazamento radioativo.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.