Atualizado em 13/01/2013 às 03:30
Do Mundo-Nipo
O Comitê de Investigação de Terremotos do Japão, que renova suas projeções anualmente (sempre no primeiro dia do ano), reviu para cima a estimativa de um desastre em grande escala atingir o país.
A probabilidade de um terremoto de marginitude 8,1 atingir a depressão de Nankai, no sul do Japão, ao longo dos próximos 30 anos é de 70% a 80%. Em janeiro do ano passado a probabilidade era de 70%.
De acordo com informações divulgadas pela NHK World News, há cerca de 60% de chances de um terremoto de 7,8 graus de magnitude atingir a depressão de Chishima, ao largo de Hokkaido. No ano passado as projeções eram de 50%.
Em agosto do ano passado, o governo japonês divulgou um estudo sobre terremotos, quando revelou que o chamado “Grande Terremoto de Nankai” poderá matar até 323 mil pessoas.
O referido terremoto foi previsto para ocorrer na área que engloba a faixa de Nankai, uma espécie de fenda no fundo do mar, seguindo pela costa de uma extensa região que vai da ilha de Shikoku até Shizuoka. Seria a ocorrência simultânea de três grandes terremotos: Tokai, Nankai e Tonankai.
*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.