Japão vai criar banco de dados para melhorar resposta a desastres naturais

Os dados terão coordenadas de GPS para orientar as pessoas sobre rotas seguras de escape em casos de emergência.

Do Mundo-Nipo

Banco de dados com coordenadas em GPS para desastres naturais (Imagem: NHK/Reprodução)
Os dados terão coordenadas de GPS para orientar as pessoas sobre rotas seguras de escape em casos de emergência (Imagem: NHK/Reprodução)

O governo japonês tenciona criar um grande banco de dados para ajudar o público e o setor privado a enfrentar melhor os desastres naturais no país, informou nesta segunda-feira (13) a imprensa japonesa.

O Ministério do Interior e o Ministério dos Transportes e Infraestrutura vão coletar em conjunto dados provenientes de vários setores. Segundo a emissora NHK, os dados incluirão informação meteorológica e geológica da Autoridade de Informação Geoespacial do Japão, bem como dados de GPS cobrindo o tráfego humano e de veículos, além de publicações em redes sociais.

Os ministérios vão publicar os dados coletados em um formato que seja de fácil compreensão. Eles esperam que a análise combinada de informação sobre terremotos e tsunamis, com coordenadas de GPS sobre tráfego humano e de veículos, bem como mensagem em texto online, venham ajudar a orientar os residentes rumo a rotas seguras de escape em casos de emergência.

As informações são da emissora pública NHK e da agência Kyodo.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Especialistas estrangeiros prestarão assistência na desativação de usina em Fukushima

Next Article

Dólar cai ante real e volta ao patamar de R$ 2,35

Related Posts