Do Mundo-Nipo
O Japão aprovou uma lei nesta quarta-feira (13) para início de uma drástica reforma no setor de energia elétrica do país.
O governo pretende fazer a reforma em três estágios, acabando com o sistema de abastecimento monopolizado regionalmente na sequência da crise nuclear em Fukushima.
A lei permitirá a criação de uma operadora de rede de energia elétrica em todo o país a partir de 2015, sendo este o primeiro estágio da reforma.
O cronograma também define a liberalização total do mercado de varejo e separação da geração de energia das operadoras e empresas de transmissão por volta de 2020.
O governo japonês está buscando a reformulação do setor de energia após o terremoto e tsunami de 2011, seguida pela crise nuclear na usina Fukushima Daiichi, que levou o país à escassez de energia, expondo a vulnerabilidade do fornecimento de eletricidade existente.
As informações são da agência Kyodo.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.