Terremoto de 5,1 graus sacode Fukushima

O tremor de hoje ocorre dois dias após um terremoto de 6,6 graus atingir Miyagi, província vizinha de Fukushima.

Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo

Um terremoto com magnitude 5,1 graus na escala Richter foi sentindo na região de Tohoku (nordeste do Japão), nesta sexta-feira (15), informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA, sigla em inglês), acrescentando que não há risco de tsunami. Autoridades locais informaram que, até o momento, não há relatos sobre vítimas ou danos a edificações.

De acordo com a JMA, o tremor ocorreu às 12h30 locais de sexta-feira (00h3o pelo horário de Brasília), com epicentro registrado na costa da província de Fukushima, a uma profundidade de 50 quilômetros.

O abalo foi sentido mais intensamente em Fukushima, atingindo intensidade máxima de 4 graus (nível moderado) na escala japonesa, que vai até 7. A agência alertou para a possibilidade de ocorrer réplicas (tremores secundários) na região. O grau de magnitude equivale à intensidade do terremoto no epicentro. Já a escala japonesa considera o nível de abalo sentido na superfície da terra.

Até o momento, as autoridades locais não relataram sobre vítimas ou danos a construções. A Companhia Elétrica de Tóquio (Tokyo Electric Power, Tepco) está verificando se o tremor afetou as instalações da já danificada usina nuclear Fukushima Daiichi.

O tremor de hoje ocorre dois dias após um terremoto com magnitude 6,6 graus na escala Richter atingir a mesma região, com epicentro registrado na costa da província Miyagi. O tremor provocou interrupções na linha de trem-bala (shinkansen), que foi temporariamente paralisada por medidas de segurança. Além disso, houve corte no fornecimento de energia e de água em um bairro de Kesennuma, em Miyagi.

O Japão faz parte do chamado ‘Anel de Fogo do Pacífico’, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terremotos com relativa frequência, por isso possui uma infraestrutura que foi desenvolvida para resistir tremores que poderiam ser fatais em outras partes do mundo.

== Kyodo

*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Dólar cai 1,5% e fecha abaixo de R$ 3 após dados econômicos dos EUA

Next Article

Bolsa de Tóquio fecha a semana com alta acumulada em quase 2%

Related Posts