Mais de 30 hotéis no Japão recebem certificado sustentável

Os estabelecimentos foram avaliados sob os critérios ODS da ONU, que incluem descarbonização e redução de resíduos. Eles receberam a certificação da Sakura Quality.
Ryokan Seikoro | Foto: Divulgação
Ryokan Seikoro | Foto: Divulgação

Um total de 31 hotéis e pousadas tradicionais “ryokan” em todo o Japão foram certificados como locais que se esforçam para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Segundo a Kyodo News, os estabelecimentos japoneses receberam a certificação em meio a uma crescente tendência global de viagens ecológicas.

O reconhecimento das 31 localidades, concedido por uma organização japonesa, ocorre quando mais instalações visam atrair viajantes receptivos e revitalizar a indústria do turismo gravemente afetada pela pandemia da Covid-19.

Os estabelecimentos receberam a certificação Sakura Quality para instalações de hospedagem
Certificação Sakura Quality para instalações de hospedagem.

Com sede em Tóquio, a organização supervisiona a avaliação das instalações de acomodação. Sob seu esquema de “Qualidade Sakura”, um estabelecimento é julgado usando critérios que incluem descarbonização e redução de resíduos.

O grupo disse ter recebido pedidos de avaliação de cerca de 200 instalações e espera certificar cerca de 2.000 estabelecimentos no futuro.

As credenciais ecológicas são concedidas após a verificação de como as instalações atendem aos 17 objetivos ODS traçados pelas Nações Unidas. Os ODS cobrem áreas como igualdade de gênero, cidades e comunidades sustentáveis ​​e mudanças climáticas.

Dos hotéis autenticados, o Kamikochi Imperial Hotel na província de Nagano alcançou a neutralidade de carbono ao comprar energia derivada da hidroeletricidade. O Sapporo Prince Hotel, em Hokkaido, abandonou os canudos de plástico e vem desinfetando as águas residuais e reutilizando-as nos banheiros.

De acordo com uma pesquisa realizada no ano passado pelo site de reservas de hotéis Booking, 81% dos entrevistados disseram que é importante viajar de forma sustentável.

Takeshi Kitamura, funcionário da organização, disse que estar ciente dos ODS quando viajar está se tornando normal. “Aumentar o número de hotéis e pousadas certificadas aumentará a atratividade do Japão”, acrescentou.

== Mundo-Nipo (MN)
Com Agência kyodo

Total
0
Shares
Previous Article
Estoque de loja no Japão | ©Reuters

Preços no atacado do Japão sobem 5,8% em abril

Next Article
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva em visita à Asia | ©AP Photos

Lula viaja ao Japão para participar do G7

Related Posts