Usina nuclear no sudoeste do Japão recebe autorização para voltar a operar

Trata-se da terceira central nuclear a receber autorização para voltar a operar após a tragédia nuclear em Fukushima
    Do Mundo-Nipo

    A usina de Ikata, no sudoeste do Japão, recebeu nesta quarta-feira (15) sinal verde para reativação, se tornado assim na terceira central nuclear a receber autorização para voltar a operar após o acidente da usina de Fukushima, em março de 2011.

    A Autoridade de Regulação Nuclear (NRA) considera que o reator número 3 da usina de Ikata, localizada na ilha de Shikoku, cumpre com as novas e mais rigorosas exigências em matéria de segurança que entraram em vigor depois da catástrofe nuclear provocada pelo terremoto e o tsunami de março de 2011.

    A operadora da central, Shikoku Electric, “reforçou suas medidas de segurança perante os perigos derivados de possíveis terremotos e tsunamis, assim como outros graves acidentes”, conforme as conclusões da NRA divulgadas pela agência “Kyodo”.

    A central de Ikata se soma assim às outras duas usinas nucleares japonesas que já obtiveram o sinal verde da NRA: a de Sendai – com dois reatores nucleares que cumprem os novos requisitos – e a de Takahama, com outros dois reatores aptos para a reativação.

    Entretanto, a usina de Ikata ainda deve receber a aprovação definitiva das autoridades locais e completar outros procedimentos de segurança da NRA. Por isso, só deve voltar a operar no próximo ano. A previsão é que o reator número 1 da usina da Sendai, em Kagoshima, no sudoeste do país, seja o primeiro a ser reativado no Japão entre o final de agosto e o início de setembro.

    Fontes: Agência Kyodo | Agência EFE.

    Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

BC do Japão mantém política monetária e reduz previsão de crescimento em 2015

Next Article
Mundo Nipo imagem destacada 900x600 15 02 2016 04

Começa a vigorar no Japão nova lei que puni posse de pornografia infantil

Related Posts