Usina de Sendai reativa reator nuclear número 2

A reativação da unidade 2 acontece apenas dois meses depois que o reator 1 de Sendai voltou a funcionar.

A usina nuclear de Sendai, no sudeste do Japão, reativou nesta quinta-feira (15) o reator número 2, tornando assim a segunda unidade de fissão atômica a operar no país asiático sob a nova legislação de segurança mais rígida aprovada após o acidente no complexo nuclear em Fukushima, em março de 2011, o que provocou o fechamento de todas as usinas nucleares no país a partir de setembro de 2013.

Por volta das 10h30 de quinta-feira (22h30 de quarta-feira no horário de Brasília), a Kyushu Electric Power, operadora da usina, retirou as barras de controle – usadas para inibir o processo de fissão – do reator, que ainda demorará várias horas para atingir sua fase crítica e várias semanas para começar suas operações comerciais.

A reativação desta unidade acontece apenas dois meses depois que o reator 1 de Sendai voltou a funcionar, o primeiro sob a nova legislação pós-Fukushima, considerada pelo atual governo como “a mais rígida do mundo”.

O retorno às operações da unidade 1 pôs fim a um blecaute nuclear de quase dois anos no Japão, o mais longo na história do país desde que o arquipélago começou a produzir energia atômica em 1966.

No entanto, a nova legislação de segurança aprovada pela Autoridade de Regulação Nuclear (NRA, sigla em inglês) do país após o acidente em Fukushima não agrada aos japoneses, cuja maioria é contrária à reativação das centrais por medo de que se repita outra tragédia, segundo revelam algumas pesquisas.

O governo liderado pelo primeiro-ministro Shinzo Abe defende, por sua vez, a necessidade de se retomar a produção de energia nuclear para estimular o crescimento econômico.

O Executivo estima que entre 20% e 22% da eletricidade no Japão será produzida em usinas nucleares em 2030, um número ligeiramente mais baixo que o de antes da tragédia em Fukushima, quando cerca de 30% da energia no Japão era procedente de reatores de fissão.

Dos 43 reatores em condições operativas que o país possui atualmente, 25 unidades de 15 centrais distintas já solicitaram uma supervisão da NRA para sua futura reativação.

O terremoto e tsunami de 11 de março de 2011 provocaram na central de Fukushima o pior acidente nuclear desde Chernobyl, na Ucrânia, em 1986. Seus vazamentos e emissões radioativas ainda mantêm deslocadas 110 mil pessoas que viviam em torno da central e afetaram gravemente a agricultura, a pecuária e a pesca local.

(Da Agência EFE)

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article
Mundo Nipo imagem destacada 900x600 15 02 2016 04

Preço médio da gasolina no Japão tem 4ª queda semanal seguida

Next Article

Dólar tem 2ª queda seguida mesmo com rebaixamento do Brasil

Related Posts