Do Mundo-Nipo
A Companhia de Energia Elétrica de Tóquio (Tepco) iniciou nesta terça-feira a transferência de água radioativa armazenada em um dos tanques subterrâneos com vazamentos para um recipiente mais confiável acima do solo, na usina nuclear danificada Fukushima Daiichi.
Após vazamentos de água radioativa serem encontrados em alguns dos 7 tanques de armazenamento subterrâneos, a Tepco planeja mover a maior parte do líquido irradiado para tanques acima do solo.
Nesta terça-feira, a operadora da usina começou a transferir cerca de 20 toneladas de água por hora do tanque 2 para um outro de mais de 400 metros de distância. O tanque número dois foi o primeiro a ter vazamentos encontrados.
Até o início de junho, cerca de 23 mil toneladas de água contaminada devem ser transferidas para evitar que o líquido vaze e se infiltre no solo.
Os tanques priorizados são os de número 1 e 2, onde se acredita que o vazamento seja maior.
As piscinas subterrâneas continuarão vazando durante a operação, mas a Tepco pretende bombear a água contaminada que vazar de volta para os tanques, como forma de minimizar os efeitos no ambiente.
Mais tanques devem ser instalados para garantir o armazenamento de toda a água.
Veja mais notícias sobre Meio Ambiente e Energia em mundo-nipo.com/meio-ambiente-e-energia. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.