Tepco inicia transferência de água radioativa em Fukushima Daiichi

A operadora da usina começou a transferir cerca de 20 toneladas de água por hora.

Do Mundo-Nipo

A Companhia de Energia Elétrica de Tóquio (Tepco) iniciou nesta terça-feira a transferência de água radioativa armazenada em um dos tanques subterrâneos com vazamentos para um recipiente mais confiável acima do solo, na usina nuclear danificada Fukushima Daiichi.

 

Mapa dos tanques subterrâneos de armazenamento de água radioativa (Foto: reprodução NHK)
Mapa dos tanques subterrâneos de armazenamento de água radioativa (Foto: reprodução NHK)

 

Após vazamentos de água radioativa serem encontrados em alguns dos 7 tanques de armazenamento subterrâneos, a Tepco planeja mover a maior parte do líquido irradiado para tanques acima do solo.

Nesta terça-feira, a operadora da usina começou a transferir cerca de 20 toneladas de água por hora do tanque 2 para um outro de mais de 400 metros de distância. O tanque número dois foi o primeiro a ter vazamentos encontrados.

Até o início de junho, cerca de 23 mil toneladas de água contaminada devem ser transferidas para evitar que o líquido vaze e se infiltre no solo.

Os tanques priorizados são os de número 1 e 2, onde se acredita que o vazamento seja maior.

As piscinas subterrâneas continuarão vazando durante a operação, mas a Tepco pretende bombear a água contaminada que vazar de volta para os tanques, como forma de minimizar os efeitos no ambiente.

Mais tanques devem ser instalados para garantir o armazenamento de toda a água.

 

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente e Energia em mundo-nipo.com/meio-ambiente-e-energiaSiga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Japão redobra segurança em todo país na sequência da explosão em Boston

Next Article

Três navios da China invadiram águas japonesas em torno de Ilhas Senkaku (Ampliação)

Related Posts