Do Mundo-Nipo
O Departamento de Energia dos Estados Unidos aprovou pela primeira vez a exportação de gás natural liquefeito para o Japão.
A decisão divulgada nesta sexta-feira desafia a política de longa data dos EUA de não permitir exportações de GNL para países em acordos comerciais não-livres.
Os preços de gás natural liquefeito nos EUA caíram em meio ao crescimento do gás de xisto e está cerca de 30% mais barato que o GNL de outros países, mesmo com os custos de transporte adicionados.
Companhia de Energia Elétrica de Chubu e a Osaka Gas pretendem comprar 2,2 milhões de toneladas de gás natural por ano. As exportações devem iniciar em 2007.
O gás dos EUA será um alívio para o Japão, que tem aumentado sua demanda por GNL para abastecer usinas térmicas após o acidente nuclear de Fukushima, há dois anos.
As informações são da agência Kyodo.
Veja mais notícias sobre Meio Ambiente e Energia em mundo-nipo.com/meio-ambiente-e-energia. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.