Alta radioatividade é detectada em vala de Fukushima

A Tepco disse que a chuva do tufão fez o solo contaminado fluir pela vala e criou alta radioatividade.

Do Mundo-Nipo

A Companhia de Energia Elétrica de Tóquio (Tepco) informou nesta quinta-feira (17) que detectou altos níveis de radioatividade em uma vala que leva ao mar na usina Fukushima Daiichi, após a forte chuva causada pelo tufão Wipha.

 

Tanques de armazenamento de Fukushima Daiichi. Um dos tanques apresentou um vazamento de 300 toneladas de água radioativa. (Foto: Tepco)
(Foto: Tepco)

 

A Tepco está realizando testes de radioatividade diariamente na água da vala, como forma de examinar os efeitos dos vazamentos de água radioativa nos tanques de armazenamento da usina.

Funcionários da empresa detectaram 1.400 becquerels de material radioativo por litro em um ponto a 150 metros do mar na quarta-feira (16).

O valor foi 70 vezes maior do que as leituras feitas na terça-feira (15). É também o maior desde que o monitoramento da água na vala foi iniciado em agosto.

A Tepco disse que a chuva do tufão fez o solo contaminado fluir pela vala e criou alta radioatividade.

A companhia disse que vai iniciar uma operação de descontaminação, bem como avaliar os efeitos no mar em torno da usina.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Tubarão-baleia encalha em praia no oeste do Japão após passagem de tufão

Next Article

Caroline Kennedy é aprovada oficialmente como embaixadora dos EUA para o Japão

Related Posts