Do Mundo-Nipo
A Companhia de Energia Elétrica de Tóquio (Tepco) iniciou nesta segunda-feira (18) o processo de remoção de combustível nuclear da piscina no prédio do reator 4 da usina Fukushima Daiichi.
Os trabalhadores estão usando um recipiente especial para transporte do combustível armazenado na piscina, que contém 1.533 unidades de combustível dos quais 1.331 são altamente radioativos. O resto das unidades não são utilizadas.
Por volta das 15h00 (hora local) desta segunda-feira, os funcionários da usina começaram a içar as unidades de combustível não utilizadas em um recipiente de aço, que pode armazenar até 22 unidades.
A Tepco decidiu remover primeiro as unidades não utilizadas pela maior facilidade, uma vez que as mesmas não libertam altos níveis de radiação e calor.
O trabalho de remoção requer extrema cautela, pois qualquer dano às unidades poderia liberar radiação de alto nível.
O início do trabalho é o primeiro passo de um processo de desmantelamento da usina, que está previsto para ser concluído em 40 anos.
A Tepco espera concluir a remoção de todo combustível nuclear no prédio do reator 4 até o final do próximo ano.
Os reatores 1 e 4 da usina de Fukushima perderam seus sistemas de resfriamento durante a crise nuclear de 2011, após serem atingidos pelo grande tsunami que devastou o nordeste do país.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.