Tepco inicia remoção de combustível nuclear na usina de Fukushima

A Tepco espera concluir a remoção de todo combustível nuclear no prédio do reator 4 até o final do próximo ano.

Do Mundo-Nipo

Piscina de combustível nuclear na usina Fukushima Daiichi (Foto: Kyodo)
A Tepco espera concluir a remoção de todo combustível nuclear no prédio do reator 4 até o final do próximo ano. (Foto: Kyodo)

A Companhia de Energia Elétrica de Tóquio (Tepco) iniciou nesta segunda-feira (18) o processo de remoção de combustível nuclear da piscina no prédio do reator 4 da usina Fukushima Daiichi.

Os trabalhadores estão usando um recipiente especial para transporte do combustível armazenado na piscina, que contém 1.533 unidades de combustível dos quais 1.331 são altamente radioativos. O resto das unidades não são utilizadas.

Por volta das 15h00 (hora local) desta segunda-feira, os funcionários da usina começaram a içar as unidades de combustível não utilizadas em um recipiente de aço, que pode armazenar até 22 unidades.

A Tepco decidiu remover primeiro as unidades não utilizadas pela maior facilidade, uma vez que as mesmas não libertam altos níveis de radiação e calor.

O trabalho de remoção requer extrema cautela, pois qualquer dano às unidades poderia liberar radiação de alto nível.

O início do trabalho é o primeiro passo de um processo de desmantelamento da usina, que está previsto para ser concluído em 40 anos.

A Tepco espera concluir a remoção de todo combustível nuclear no prédio do reator 4 até o final do próximo ano.

Os reatores 1 e 4 da usina de Fukushima perderam seus sistemas de resfriamento durante a crise nuclear de 2011, após serem atingidos pelo grande tsunami que devastou o nordeste do país.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Número de mulheres presas mais que dobrou nos últimos 20 anos

Next Article

Dois bombardeiros da Rússia vooam perto do Japão

Related Posts