Do Mundo-Nipo
A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) aprovou o plano de bombeamento da água subterrânea de Fukushima Daiichi para o mar antes da mesma chegar aos prédios dos reatores, como possível solução para o aumento de água contaminada na usina nuclear.
“Vai ser muito bom se eles realmente começarem a contornar o edifício principal através destes sistemas e bombear a água direto para o mar”, disse Juan Carlos Lentijo, chefe da equipe de 13 especialistas da AIEA.
A Companhia de Energia Elétrica de Tóquio (Tepco), operadora da usina danificada, criou um sistema de bombeamento direta das águas subterrâneas para o mar antes que fluam e penetrem nos prédios dos reatores, misturando-se com a água altamente radioativa acumulada dentro da usina e aumentando a quantidade em 400 toneladas por dia.
Contudo, a Tepco ainda precisa da aprovação dos pescadores locais para descarregar a água no mar.
Veja mais notícias sobre Meio Ambiente e Energia em mundo-nipo.com/meio-ambiente-e-energia. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.