Do Mundo-Nipo
A Companhia de Energia Elétrica de Tóquio (Tepco) detectou altos níveis de estrôncio radioativo e trítio nas águas subterrâneas abaixo do prédio do reator 2 da usina Fukushima Daiichi.
A Tepco disse nesta quarta-feira que a concentração de estrôncio radioativo na água foi 30 vezes superior ao limite estabelecido pelo governo para ser despejada no mar. O nível detectado igualou 1 becquerel por centímetro cúbico.
A Tepco também informou que o trítio radioativo na mesma água foi oito vezes maior que o padrão do governo, registrando 500 becqueréis por centímetro cúbico.
A pesquisa foi realizada entre maio e junho.
Não houve grande alteração nos níveis de radiação observados no mar nas proximidades. Mas a empresa vai investigar se há ou não vazamentos.
A Tepco pretende tomar medidas para evitar vazamentos da água radioativa para o mar, bem como cavar mais poços para investigar a extensão e mudança da contaminação.
As informações são da rede NHK.
Veja mais notícias sobre Meio Ambiente em mundo-nipo.com/meio-ambiente-e-energia. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.