Do Mundo-Nipo
A Autoridade Regulamentadora Nuclear (ARN) do Japão acaba de lançar seu novo centro de respostas de emergência em Tóquio.
O centro com cerca de 700 metros quadrados é 3 vezes maior que o antigo e pode acomodar até 200 pessoas.
Além do monitoramento em tempo real da condição das usinas nucleares do país e dos níveis de radiação em torno das mesmas, o centro está equipado com um sistema de vídeo-conferência.
Em uma simulação realizada para a imprensa, o sistema de vídeo-conferência foi conectado a um centro de emergência na usina de Oi, província de Fukui.
Durante a crise nuclear de 2011, o ex-regulador não conseguiu determinar a condição exata das usinas e nem se comunicar bem com o gabinete do primeiro-ministro.
Shuichi Kaneko, chefe de prevenção de desastres na ARN, disse que o centro de resposta utilizado durante o acidente de Fukushima Daiichi em 2011 estava superlotado e esmagado pela enorme tarefa de uma crise nuclear.
Kaneko disse que o novo sistema incorpora muitas lições aprendidas com a crise e deve ser capaz de responder no futuro caso ocorra um acidente.
Veja mais notícias sobre Meio Ambiente em mundo-nipo.com/meio-ambiente-e-energia. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.