Atualizado em 23/11/2023
A terceira rodada de liberação, no oceano, de água radioativa tratada da usina nuclear de Fukushima, danificada pelo tsunami de 2011, foi concluída nesta semana, disse a operadora da usina, com a concessionária planejando outra rodada ainda no atual ano fiscal.
Tal como fez nas duas etapas anteriores, a operadora Tokyo Electric Power Company (Tepco) liberou cerca de 7.800 toneladas de água processada a cerca de 1 quilômetro da costa por meio de um túnel subaquático a partir de 2 de novembro.
China e Rússia mantêm restrições às importações de produtos marinhos do Japão desde o início, em agosto, da liberação da água contaminada tratada.
Nas quatro etapas a serem concluídas no atual ano fiscal, que encerra em março de 2024, a Tepco pretende liberar cerca de 31.200 toneladas de água tratada por meio de um avançado sistema de processamento de líquidos que remove a maioria das substâncias radioativas, exceto o trítio.
A quantidade total de trítio liberado no mar deve ser de cerca de 5 trilhões de becquerels, menos de um quarto do limite anual de 22 trilhões de becquerels.
De acordo com o plano de descarte de água radioativa tratada, a Tepco informou que pretende liberar 1,34 milhão de toneladas de água acumulada em mais de 1.000 tanques na usina nas próximas três décadas, depois de diluí-la com água do mar até um 40º do nível de concentração de trítio permitido pelos padrões japoneses de segurança.
Desde o início do despejo da água, a Tepco disse ter detectado até 22 becquerels de trítio por 1 litro de água do mar em amostras retiradas de áreas próximas à saída, muito abaixo do limite exigido pela Organização Mundial da Saúde de 10.000 becquerels para água potável.
== Mundo-Nipo (MN)
Fonte: Kyodo News Japan
Fotos: Kyodo Images
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.