Do Mundo-Nipo
A Companhia de Energia Elétrica de Tóquio (Tepco) informou nesta quinta-feira (21) que transferiu o primeiro lote de barras de combustível nuclear retiradas da piscina do prédio do reator 4, na usina Fukushima Daiichi, para um prédio diferente, que proporciona condições mais estáveis de armazenamento.
A transferência ocorreu três dias após a Tepco iniciar a remoção das mais de mil unidades de combustível da piscina no edifício do reator 4.
Depois de encher um recipiente com 22 conjuntos de combustível não utilizados até terça-feira, os trabalhadores usaram nesta quinta-feira um guindaste para baixar o recipiente do quinto andar do prédio para o chão, cerca de 32 metros abaixo.
O recipiente foi então colocado em um reboque e levado para um prédio diferente a cerca de 100 metros de distância. Há uma piscina dentro do edifício.
A crise nuclear de 2011 iniciou quando os reatores de 1 a 4 perderam seus sistemas de refrigeração devido o enorme tsunami que atingiu a usina.
O reator 4 sofreu uma explosão de hidrogênio, mas evitou um colapso no reator, ao contrário dos reatores 1,2 e 3.
As informações são da agência Kyodo.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.