Do Mundo-Nipo
Uma equipe de especialistas da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) instou nesta segunda-feira o Japão a fazer esforços para melhorar sua gestão em relação ao acúmulo de água radioativa na usina nuclear Fukushima Daiichi.
A AIEA disse que o desafio principal e mais imediato no desmantelamento de Fukushima Daiichi é gerir o efluente radioativo acumulado.
“As medidas devem continuar a melhorar nas questões de gestão sobre vazamento de radiação e exposição do local, principalmente em questões criadas pelo armazenamento de água acumulada”, disse a AIEA em um resumo do seu projeto de relatório divulgado hoje.
A equipe de especialistas da AIEA concluiu os oito dias de verificação de esforços do Japão para desativar a central danificada.
O líder da equipe, Juan Carlos Lentijo, pediu ao governo e a Companhia de Energia Elétrica de Tóquio (Tepco), operadora da usina, para melhorar a gestão de águas residuais, além de examinar e explicar o impacto.
O relatório final da AIEA deve ser publicado dentro de um mês.
Veja mais notícias sobre Meio Ambiente e Energia em mundo-nipo.com/meio-ambiente-e-energia. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.