Do Mundo-Nipo
A Companhia de Energia Elétrica de Tóquio (Tepco) reconheceu nesta segunda-feira pela primeira vez que a água radioativa subterrânea na usina Fukushima Daiichi está vazando para o oceano.
A Tepco está realizando testes com a água altamente radioativa encontrada em poços de monitoramento perto do Oceano Pacífico desde maio.
Entre janeiro e julho a Tepco analisou os níveis de água dentro dos poços e disse que que a queda do volume de água contaminada sugere um vazamento para o oceano.
No início deste mês, a Autoridade Regulamentadora Nuclear disse que era muito improvável que a água tivesse vazado para o mar. No entanto, a operadora da usina de Fukushima disse que não poderia dar um veredicto, pois não tinha acumulado dados suficientes.
A operadora da usina disse que o nível de trítio radioativo está aumentando perto dos poços de água radioativa, mas que o impacto é limitado uma vez que a densidade de trítio permanece baixo.
As informações são da rede NHK.
Veja mais notícias sobre Meio Ambiente em mundo-nipo.com/meio-ambiente-e-energia. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.