Japão vai autorizar retorno gradual à cidade próxima da usina em Fukushima

A suspensão da ordem de retirada entrará em vigor em 1º de abril e envolverá 300 moradores da cidade de Tamura.

Do Mundo-Nipo

O governo japonês anunciou que vai suspender a ordem de exclusão em uma região próxima à acidentada central nuclear em Fukushima, permitindo assim o retorno de alguns moradores às suas casas a partir de abril.

 

Evacuados irão retornar aos seus lares na cidade de Tamura (Foto: Divulgação/Greenpeace)
Antes do acidente nuclear em Fukushima, a cidade de Tamura tinha uma população estimada em mais de 39 mil habitantes (Foto: Divulgação/Greenpeace)

 

“A suspensão formal da ordem de retirada entrará em vigor em 1º de abril e envolverá 300 pessoas com casas em Tamura, uma cidade situada a 20 km ao oeste da usina Fukushima Daiichi”, anunciou o gabinete do primeiro-ministro Shinzo Abe.

De acordo com a estimativa do governo, até 30.000 pessoas serão autorizadas a retornar para suas casas nos próximos dois anos.

Entretanto, algumas pessoas afetadas hesitam em retornar, pois ainda temem a radiação emitida pela usina Fukushima Daiichi, afetada pelo gigantesco tsunami gerado em 11 de março de 2011 por um terremoto de 9 graus de magnitude, o que gerou a evacuação de milhares de pessoas no entorno da central nuclear.

Antes do acidente nuclear em Fukushima, a cidade de Tamura, que possuiu uma área total de 458,30 km², tinha uma população estimada em mais de 39 mil habitantes.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Dólar recua perante o iene em Tóquio

Next Article

Novo uniforme reserva da seleção japonesa é inspirado no amarelo do Brasil

Related Posts