Autoridades interditam parque em Tóquio após detectarem alto nível de radiação

Níveis excessivos de radiação foram detectados perto de brinquedos instalados no parque, que é localizado numa região residencial do distrito de Toshima.

Do Mundo-Nipo

Um parque localizado no distrito de Toshima, em Tóquio, foi fechado nesta sexta-feira (24) após detectarem níveis excessivos de radiação no local. Autoridades disseram que um processo de descontaminação está ocorrendo na área e o “parque ficará interditado até segunda ordem”.

Trata-se de um parque próximo à estação de Shimoitabashi, em uma região residencial do distrito de Toshima, no norte da capital japonesa. A polícia instalou cercas em torno do local, fechando todos os acessos enquanto tenta encontrar o material radioativo.

As autoridades detectaram um nível de 480 microsieverts por hora perto de brinquedos infantis instalados no parque, o que representa quase a metade da dose anual permitida, disse um porta-voz do governo local à agência Kyodo.

Antes de se tornar um parque, em 2013, a área era um depósito para recolhimento de lixo até 2011, quando o governo local adquiriu o terreno. De acordo com as autoridades, houve uma inspeção minuciosa no local. Durante a inspeção, foi encontrado a presença de chumbo, que foi removido antes da inauguração.

Autoridades acreditam que algum elemento radioativo foi enterrado no local e especialistas estão investigando a origem no momento. De acordo com um representante do Comitê de Regulamentação de Energia Nuclear, a radiação no local não tem relação com o acidente nuclear ocorrido em Fukushima em 2011.

O incidente ocorre dois dias depois de um drone ter sido localizado na cobertura da residência do primeiro-ministro do país, Shinzo Abe, carregando césio radiativo.

Fontes: Alternativa.jp | Agência Kyodo.

*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Festival de cinema brasileiro começa neste sábado em Tóquio

Next Article

Dólar tem 4ª queda seguida ante o real e fecha semana com perda de quase 3%

Related Posts