Tepco tenta arrumar espaço para água contaminada em meio à aproximação de tufão

Os tanques de armazenamento já de encontram cheios, e a opção da Tepco é usar as piscinas subterrâneas, mas as mesmas registraram vazamentos em abril.

Do Mundo-Nipo com agências de mercado

A Companhia de Energia Elétrica de Tóquio (Tepco), operadora da danificada usina nuclear Fukushima Daiichi, está se desdobrando na tentativa de garantir espaço para armazenar água contaminada em meio à aproximação do novo tufão chamado de Francisco, informou nesta quinta-feira (24) a NHK News.

 

Tanques de armazenamento em Fukushima Daiichi (Foto: Greg Webb/ AIEA)
Os tanques de armazenamento já de encontram cheios, e a opção da Tepco é usar as piscinas subterrâneas, mas as mesmas registraram vazamentos em abril (Foto: Greg Webb/ AIEA)

 

Segundo a NHK, a Tepco passou a transferir a água da chuva para piscinas subterrâneas. O líquido em questão é o resultado das chuvas torrenciais causadas pela passagem do tufão Wipha na semana passada, que encheram as barreiras em torno dos tanques de água residual radioativa.

A água tida como mais contaminada tem sido armazenada em tanques e no subsolo do prédio da turbina. Os tanques, no entanto, já de encontram cheios e, segundo os serviços de meteorologia, o tufão Francisco, 27º da temporada, deve atingir a ilha principal do Japão neste fim de semana.

A Agência Reguladora Nuclear do Japão (ARN) aprovou a transferência da água contaminada para três piscinas subterrâneas, que têm uma capacidade total de aproximadamente 9 mil toneladas.

A Tepco suspendeu a utilização das piscinas após modelos similares terem registrado vazamentos em abril. No entanto, a operadora diz agora que não possui outra opção a não ser utilizá-las, de acordo com a emissora NHK.

 

Para saber mais sobre Mercado Financeiro, clique em mundo-nipo.com/mercados/noticias e Cotações. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Japonesa se inspira em dramas e flimes de TV para criar jogos românticos

Next Article

Hillary Clinton manifesta apoio ao Japão em promover avanço social das mulheres

Related Posts